• Bronca Virtual

    AVISO AOS LEITORES
    Um problema técnico fez com que Boca Santa perdesse parte dos e-mails enviados no último dia 7. Eles foram recuperados ontem e aqueles que não ficaram desatualizados estão sendo publicados na edição de hoje. Contamos com a compreensão de todos. Sid Sauer

    Lâmpada queimada
    Gostaria de saber quem é a empresa responsável pela nova iluminação nos bairros de Campo Mourão, pois a lâmpada colocada na frente de minha casa, situada na rua Germano F. R. Bathke, 491, está queimada desde o Natal.

    Reclamei à Copel através do 0800 e depois de 8 dias voltei a ligar, me mandaram ligar na Codusa. Fiz isso três vezes e a até agora nada. Estou pagando R$ 7,10 para nada? Deuzolivre, além de não ter asfalto neste jardim Batel ainda tenho que pagar iluminação pública e não virem trocar uma lâmpada?

    Grande C. Mourão
    Há 20 anos, meu pai aqui chegou,
    Veio de uma cidade menor e aqui se instalou
    Começou sua vida profissional e ate hoje não parou.
    Teve muitas dificuldades, também felicidades.
    Construiu casas, vendeu imóveis, batalhou como ninguém para ter moradia.
    E para não nos faltar o pão de cada dia.

    Nesses anos, passaram por aqui vários prefeitos,
    Uns com qualidade outros com defeitos
    A beleza de nossa cidade por alguns foram mostrados,
    Mais as coisas ruins è melhor deixar de lado.
    A alegria de nossa gente è o nosso maior sucesso,
    E o sonho de cada um è o que ha leva ao progresso.

    Meu pai queria daqui se mudar. Eu disse a ele aqui é nosso lar
    Porque aqui nasci e aqui quero morar.
    Não quero ir embora, pois aqui meus filhos quero criar,
    Feliz como eu sou, sei também que irão ficar.

    Uma terra onde plantando tudo se dá
    E tanto lá como cá, meu dinheiro posso ganhar.
    Estudo aqui tenho pra me profissionalizar.
    Por isso minha terra não haverei de deixar.

    E quando estiver velhinho. om meus netos bem pertinho
    Lembraremos de nossa velha Campo Mourão.
    Que com certeza estará e plena expansão.
    Com escola e segurança. E as autoridades, sendo amigos das crianças.

    E pra finalizar, um beijo aqui quero deixar
    Agradecendo ao meu pai por ter escolhido aqui para morar.
    E peço aos governantes que aí estão, que tratem a todos sem distinção
    Para que juntos possamos fazer de nossa cidade a
    Grande Campo Mourão.

    José Cláudio G. Barbosa

    Lista de empregos
    Isso que está acontecendo agora com os simpatizantes do prefeito e que na maioria fizeram campanha já com comprometimento arranjado de entrar na lista de contratados, deu no que deu. O prefeito sempre foi de promessa, e vocês duvidavam. Agora não adianta reclamar, aguente o homem e seus amigos empregados mais quatro anos. Viva Camorão (aliás, coitada de nossa cidade).

    Saudade do quê?
    Tem um leitor que assina AAL que pede a volta do Luiz Alfredo e pede ao Nelson pra sair. Meu amigo, tente explicar o que o Tauillo com 14 partidos liderados pelo ex-vereador, que já foi tarde, teria feito de melhor? Ficou devendo três velas pra cada santo. Sorte e consciência do povo que perdeu, não voltou e o Luiz Alfredo, conhecedor da sua enorme rejeição, nem tentou manter-se vereador.

    A gestão pode não estar um mar de rosas, a política é algo complexo, mas Campo Mourão segue pela melhor porta que se apresentou à época da eleição. E pare de puxar o saco do ex-vereador, que já foi tarde AAL. Aquilo é o atraso da sua cidade.

    Lei seca
    Sobre o comentário do leitor que trouxe os amigos cariocas e discorreu sobre a Lei Seca em nossa cidade, só tenho uma coisa a lhe dizer: concordo em gênero, número e grau com absolutamente tudo o que você disse. É de se pensar em imprimir seu comentário e passar ao prefeito ou autoridades competentes, por que do jeito que está é tampar o sol com a peneira. Parabéns pelo excelente comentário, um dos melhores que já vi no Boca Santa. Sid, parabéns pelo Site também.

    Tubarões e lambaris
    Com respeito à violência de Campo Mourão, quero dizer o seguinte: sabemos que na maioria dos casos são frutos do tráfego e uso de drogas. Só que não adianta prender ‘lambraris’ e deixar os ‘tubarões’ dando sopa. Alô Policia Federal, socooooorrooooooo!!!

    Polícia Militar
    Concordo com o que foi escrito no site da Boca Santa nº. 2.791, sábado, 14.02, com o título "Polícia no centro". A polícia existe para manter a ordem pública; deve atuar onde for preciso, mas deve fazer um serviço bem feito, por exemplo, investigar e "chegar junto" a qualquer pessoa suspeita. A abordagem deve ser educada (nunca violenta). É fácil, muito fácil, perceber se uma pessoa é cidadão ou bandido. A Polícia Militar, lamentavelmente, gosta de "mostrar serviço". Eu escrevo e assino em baixo. Fraterno Maria Nunes

    Cachorros agressivos
    Informo ao cidadão morador do jardim Copacabana, preocupado com o pit bull nas proximidades  da escola, que a Associação de Proteção aos Animais, devido a vários problemas causados pela raça pit bull (também outras raças agressivas), protocolou na Câmara de Vereadores um pedido de projeto de lei que regulamente a propriedade, criação e comércio desta raça em nosso Município.

    Esclareço ainda que a intenção, em primeiro plano, é proteger o animal, pois observamos que na maioria dos casos, após os incidentes, o cão é o único a ser penalizado. Assim, o cidadão que quiser ser proprietário de um  cão agressivo (natureza) deve ser responsabilizado pela guarda responsável e penalizado (civil e criminalmente)  pelos atos do animal.

    Sugiro ainda a todos os internautas que cobrem os vereadores eleitos para que conscientizem-se das necessidades de tal regulamentação.  Voluntária Associação de Proteção aos Animais

    Só de concursados
    Poderiam criar uma lei que cargos comissionados fossem exercidos apenas por concursados. Daí acabavam essas brigas de quererem um empreguinho esse povo.

    Chefe do Núcleo
    Qual será a relação que o Sid tem com o chefe do NRE? É só escrever sobre as barbaridades que ele faz que o Sid não publica!
    Nota da Boca: O leitor não prestou atenção. O e-mail dele foi publicado na edição de ontem, tanto que o texto abaixo faz um comentário sobre ele.

    Crítica ao Núcleo
    A propósito das observações do internauta feitas ontem – ‘Críticas ao Núcleo’ - o profissional da Educação tem toda a razão. O professor(a) apenas apontou um dos muitos problemas, situações que se caracterizam como injustas, conforme ela mesmo mencionou, como o caso de um ainda acadêmico que assumiu aulas à frente de profissionais já formados e que já lecionam em escolas públicas.

    Lamentável e revoltante é termos que concordar com ela, quando afirma não adiantar reclamar pra ninguém, pois a prática prossegue e só vem ampliando. Uma lástima! Se o Ministério Público tomasse conhecimento...

    Núcleo x Rondon
    O Núcleo não dá mais atenção para o Rondon porque a candidata que João Luiz apoio perdeu, com apoio dele e da antiga diretora.

    Imparcialidade premiada
    Sid, parabéns pela cobertura com exclusividade da viagem dos prefeitos e vereadores a Brasília. A imprensa mourãoense deveria ser assim, imparcial.

    É só se candidatar
    Como tem pessoas que reclamam da administração pública, reclamam dos secretários, do prefeito e suas filhas (somam os salários), reclamam de tudo, e pra resolver isso é fácil. Todo cidadão acima de 18 anos pode ser candidato a alguma coisa. Então, é só se candidatar e entrar no grupo, como entrou o Stanziola, que era um mero cidadão e hoje está pleiteando uma outra vaga.

    Como está sua esposa, as filhas do prefeito e isso nunca vai acabar. É melhor o internauta ir se acostumando, o mundo é dos espertos, os trouxas foram feito pra escolher alguém, não ser escolhido. O 15 é ruim, imagina o 23.

    Entrevista do prefeito
    Parabéns, prefeito Nelson, pela brilhante entrevista que deste em Campo Mourão. 1) O prefeito informou a todos os proprietários de bares e lanchonetes que vai fiscalizar a lei seca. 2) Que o governo do Estado vai mandar para Campo Mourão a Força Tarefa, só que não será esta semana, e sim, na semana que vem, pois será uma surpresa para os bandidos. 3) Que vai ter que invadir casa para procurar armas?

    Violência na cidade
    E lá se vai mais uma vida em plena luz do dia, no centro da cidade! Que lindo isto fica para a imagem da cidade. Cidade com o quinto índice em desemprego e rumo ao topo em violência.  Façam como eu! Evitem sequer chegar perto desta região. Evitem abastecer nos postos, comprar no comércio daquela área.

    Pais que tem um mínimo de consciência, orientem seus filhos. Será que quando doer no bolso de muitos, ou talvez muitos outros morrerem, vai haver algum tipo de protesto, de medida contra esta verdadeira zona que virou o centro da cidade?

    Uma vergonha. Deixaram isto acontecer aos poucos. Fazem vista grossa ao que acontece. Menores se drogando, traficando, enfim... Não poupo nas palavras, esta região virou um esgoto. As mortes que ali acontecem são só os sintomas, pois as causas a administração pública está careca de saber.

    Mortes na cidade
    Mais uma morte. Parece ser comum ler esta notícia nos jornais de nossa cidade.
    Um por semana. Me pergunto, por que isto acontece? Tráfico? Dívidas? Eu já tive um parente que foi vítima de homicídio (até hoje estão investigando os motivos). Não nos esqueçamos que as pessoas têm família, uma história, enfim uma vida. Não pense que é só com os outros. Chega desta balela de olho por olho. Cadê a polícia? Pagamos nossos impostos, temos o dever de andar na rua em paz, mas não parece isto que acontece.

    Estamos presos em nossas casas, atrás de grades, enquanto bandidos andam pela rua com a certeza da impunidade. Eu não acho nada, a população deveria cobrar das autoridades, mais respeito pela vida humana. Até quando isso irá continuar? Não adianta achar que esta livre da violência, ela nos atinge na rua, em casa, pela tevê, estamos trancados atrás de muros cada vez mais altos e sentimentos cada vez mais frios.
    Sei que não basta mais polícia na rua.

    Mas as autoridades sabem quem fomenta o crime e onde eles moram. Por que não agem? Por medo? Por coação? Ou por que fazem ‘vista grossa’ mesmo ? Sabe o que meu sobrinho fala desde os 6 anos ? -Que quando crescer ira matar o homem que matou o pai dele. É disso que a sociedade precisa? Mais seres com raiva um dos outros? Mais desumanidade? Eu acho que não. (Quanto à criança, estamos a educando para que ela esqueça deste momento).

    Combate à violência
    Engraçado como são as coisas. Dias atrás vi o dr Moacir fazendo no bar fazendo um discurso político contra o Nersão (por causa da multa que o bar recebeu por estar vendendo bebida alcoólica depois do toque de recolher), que aliás ele quando era vice-prefeito não fez nada para evitar sua promulgação. Dias atrás chamei a polícia por que estava ocorrendo um assalto, o atendente do telefone ficou me fazendo um monte de perguntas. Fiquei irritado.

    Aí o atendente da PM teve a ousadia de perguntar se eu queria ou não que a polícia fosse à minha casa ver. A Polícia Civil corta sinal de trânsito, anda sem cinto de segurança. Os promotores ante os problemas com menores de idade não procuram punir os pais pela falta de responsabilidades ante os filhos e agora o prefeito quer fechar os estabelecimentos depois da 0h, bota os policiais (civis e militares) para prenderem esse povo que está consumindo e traficando drogas.

    Usem a inteligência e parem de se ocupar com carros com impostos atrasados na rua. Em plena crise, o governo ao invés de ajudar os cidadãos só quer saber de dinheiro. Cadê o Requião, o sr Douglas? Depois o prefeito e os deputados irão colocar o fracasso de seus governos na economia mundial. Vai vendo se não estou falando a verdade, marquem isso que estou redigindo.

    Menores alcoolizados
    Atenção, Conselho Tutelar e autoridades responsáveis. Menores estão entrando em festas sem autorização dos seus pais e chegando em casa em estado alcoólico lastimável. Fica aqui o alerta para autoridades. Conselho Tutelar, por favor, seja útil para a sociedade mourãoense e fiscalize com rigor estes abusos.

    Local apropriado
    São tantos eventos, tantas festas, que esta cultura mourãoense está dificultando a permanência de uma casa noturna ou boate como existiu por décadas em Campo Mourão (Clube 10, Mourãonese, etc...). Quase toda semana tem um evento diferente, cada vez em algum lugar também diferente. Estes eventos prejudicam a instalação e permanência de uma casa própria e adequada, além de outros fatores, como o total descaso com a lei, pois menores compram bebidas, cigarros, isto após entrarem sem autorização ou com autorização falsa.

    Todos estes eventos facilitam estes ‘pormenores’ (ou por menores). Além de nunca possuírem locais adequados com relação a acústica, segurança, etc. Já uma casa própria para estes eventos, devidamente instalada, traz impostos, facilita a fiscalização, irá prezar pelo seu nome, dificultando a entrada de menores ou o consumo de bebidas por estes lá dentro, bem como possuir seguranças preparados (não biscates), local adequado para acústica e segurança, dentre outros inúmeros fatores.

    Trânsito e bebida
    Gostaria de deixar aqui minha indignação sobre bebida e volante, pois chegam os finais de semana só se vê gente bebendo, pegando seus carrinhos e fazendo palhaçadas nesta cidade, colocando a vida de muita gente em risco. É uma combinação perigosa e que as autoridades não fazem nada para impedir. Conheço um caso de que o rapaz fez manobras perigosas na cidade, quase atropelando as pessoas.

    Depois de algumas horas a polícia o deteve, mas o amigo do rapaz ficou com o carro e o rapaz foi levado ao batalhão, ficou algumas horas e foi liberado depois que o advogado chegou. Isso num sábado. Já no começo da semana o rapaz resgatou sua CNH novamente e continuou a dirigir como se nada tivesse acontecido. E pelo que sei, continua a beber e dirigir novamente. Gostaria de saber como funciona essa lei seca? Pois pra esses bêbados que horrorizam nossa cidade parece que não há lei.

    Ou faz acontecer uma lei ou não faz. Que por causa de alguns bêbados de plantão a gente fica inseguro ao sair de casa com os filhos ou até mesmo para se divertir, pois alguns deles acabam tirando a vida de inocentes ou até mesmo famílias, pois não respeitam nada e nem ninguém. Espero que mude essa situação de colocar a lei e cumpri-la ou então deixar a lei de lado, pois daí saberemos que com bêbados na rua estaremos correndo risco também.

    Calçadas x pedestres
    Gostaria de expressar minha opinião sobre as condições precárias das calçadas de nossa cidade. As mesmas se encontram simplesmente intransitáveis em alguns trechos. Penso que os mais prejudicados são os próprios comerciantes, pois na frente de algumas lojas o pedestre, ao invés de apreciar as vitrines ou as ofertas, tem que ficar olhando para o chão para não correr o risco de ficar preso em algum buraco ou torcer o tornozelo em alguma pedra solta.

    Por outro lado, passando pela av. Irmãos Pereira, observei que algumas lojas em frente à Catedral reformaram as calçadas, todas num mesmo  padrão,
    ficando excelente transitar por ali. Parabéns àqueles comerciantes.

    Abuso de pedestres
    A interpretação das regras para travessia dos pedestres na faixa está um tanto equivocada em Campo Mourão. Alguns pedestres estão cada vez mais abusados ao atravessar ruas e avenidas. Assim como os motoristas precisam ter consciência de parar, os pedestres também precisam saber avaliar quando passar na faixa e quando aguardar. Esses dias estava com um bebê no meu carro e quase atropelei uma dondoca que simplesmente se jogou na faixa quando meu carro estava a uns cinco metros da faixa. Absurdo e falta de respeito!

    Caso Previscam
    Concordo com o internauta que disse que a Previscam não precisa de superintendente. Meu pai é aposentado e fala muito bem dos funcionários que ali trabalham, sempre atendem muito bem e que são muito competentes. Eles é que levam aquilo ali nas costa e não são valorizados. Pensa bem, prefeito.

    Para meditar
    Se em todos os níveis políticos temos como legisladores, bandidos, salafrários e corruptos, qual classe seria beneficiada com as leis por estes criadas?

    Country Clube
    Concordo com os comentários sobre a administração do Country Club. Sou sócio desde 1974, e realmente estão loteando o clube. Quero ver se essas pessoas que desfrutam do lazer no verão continuarão pagando as mensalidades no inverno. Lógico, vai sobrar pra nós a manutenção e reforma, pois estão depredando o patrimônio do clube. Saudades da presidência do sr João Teodoro, isso é uma vergonha. A.A.L.

    Ensaio aberto
    Quero parabenizar o Marcelo Zarske pela iniciativa de abrir as portas de sua escola para o ensaio aberto. Assim quem quiser fazer um som tem lugar, é claro que sem competições. Só para curtir mesmo. Parabéns!

    Transferência de padres
    O padre Ivan, da Urupês, var ser transferido. Aqui na Catedral  tá na hora de trazer  padres novos também.

    Atletismo Esperança
    A equipe de atletismo de Campo Mourão está procurando parceiros através do IPTU e ISS para o projeto Atletismo Esperança 2009, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Esperamos continuar com todos os empresários e pessoas físicas que queiram beneficiar a modalidade a continuar o grande trabalho no nosso município. Esperamos novos parceiros. Qualquer dúvida e interesse entrar em contato com professor Paulinho em 9108-7257 no período das 12h às 18h30.

    Vagas nas escolas
    Absurdo o que vem acontecendo em algumas escolas estaduais, principalmente as da área central da cidade. Os diretores estão sendo pressionados por pais a ‘enfiarem’ alunos onde não cabe. Tudo porque o cidadão quer porque quer que o filho estude naquele estabelecimento. Resultado: salas superlotadas de alunos cuja disciplina todos sabem como é. E cada vez mais professores entrando em colapso por não conseguirem dar aulas. Vamos acordar minha gente.

    Pior ainda que alguns pais, quando não conseguem a vaga por sua própria influência, tentam a influência de políticos, entre eles o prefeito e vereadores. Na semana que passou, por exemplo, um diretor foi pressionado por um vereador da cidade para que desse um jeito de arrumar uma vaga para o filho de um eleitor dele. É brincadeira!

    Bons músicos
    Eu também acho que em Campo Mourão existem bons músicos ou bons guitarristas, como queiram. Cada um no seu estilo musical. Músicos estes que a todo ano estão estudando, fazendo  novos cursos. Parabéns a esses músicos.  Meus amigos, cada um tem  sua opinião e é só sua, não queira convencer as pessoas. É igual discutir sobre religião, futebol, cada um tem sua opinião, sua preferência. Abraços.

    Mostra de guitarristas
    Escrevo tristemente respondendo ao internauta da matéria ‘Sobre guitarristas’ de sábado, que covardemente criticou a nossa idéia de promovermos uma mostra de guitarristas da região. Pode ser outro nome, pode ser só de Campo Mourão, podemos sentar junto com este internauta e criarmos juntos o evento desde que assine a sua crítica e não coloque somente iniciais. Ah, e coloque telefone para entrarmos em contato contigo.

    Primeiro, ninguém quis criar um evento somente com três guitarristas, como o senhor disse. Sugiro ler nossa matéria na íntegra para não falar inverdades. Segundo que a promoção de eventos musicais com música sertaneja ou gaúcha não denigre nosso trabalho, pois são gêneros musicais brasileiros, que todos entendem a linguagem apresentada. Terceiro que já promovemos vários eventos, com música popular brasileira e até internacional.

    Portanto, amigo A. M. da S., não tivemos nenhuma idéia ridícula como escreveste aqui e se o senhor não quiser a mostra sentimos muito, pois muita gente gostou da idéia, inclusive alguns dos guitarristas citados neste assunto abordado neste Site. Estamos a sua disposição para maiores esclarecimentos e aceitamos prontamente sugestões que venham a auxiliar o ‘desenvolvimento cultural’ da cidade, inclusive em outros eventos musicais que fazem parte de nossa programação anual. Luis Carlos Jarutais, músico, cantor e compositor, professor de violão do Conservatório Municipal Musical Leone de Biággio

    Karla e Itamar
    Concordo com o internauta que elogiou o atendimento da Secretaria onde a Karla foi nomeada. Eu também sou contra o nepotismo, porém quando se mostra competência deve ser analisado com discernimento. A lei deve ser cumprida em todos os seus itens, e da forma como foi feito está dentro da lei.

    Acho que quem está preocupado com o nepotismo, relacionando este fato à política, deve analisar melhor a competência de quem está sendo criticado. A dupla Karla e Itamar funciona. Vamos dar tempo para que os resultados venham.

    Eterna gratidão
    Quem acha um bem de valor ou mesmo dinheiro como aquela senhora achou e devolveu ao dono, tem como prêmio maior a consciência limpa e o respeito dos outros. Dizer que o código de ética determina que 5% do montante achado, mais outras indenizações sejam pagas a quem devolve o achado, é apenas fomentar a fome da justiça injusta e seus monitores. Parabéns a essa senhora e a todos os demais que tomam a mesma atitude.

    Quanto à recompensa que ela teve, parabéns também a quem deu. Vi a reportagem na Globo e sei que o prêmio maior será dado através da eterna gratidão, do respeito e dos braços abertos com que essa mulher sempre será recebida. Parabéns a quem faz o bem sem buscar recompensa. Quanto aos códigos, leis, parágrafos, etc, etc, se funcionassem para o bem geral, Brasília seria um exemplo de honestidade e o Brasil seria o paraíso.      

    Big Brother
    A respeito da fala sobre esse assunto, tenho a dizer que tudo depende do angulo a ser analisado. É como uma novela, um filme ou até mesmo um lado político. Se você tiver o bom senso pra analisar as coisas, qualquer programa ou assunto pode ser aproveitado. Exemplo: o político X é ótimo pra mim e horrível pra outro, depende do ponto de vista. Todas as coisas são assim.

    No Big Brother, por exemplo, se você colocar aquilo em sua vida pode começar a perceber quem deveria ser eliminado de sua vida ou quem você poderia ser um anjo ou até mesmo se você merece ou não ir ao ‘paredão’. Tudo é uma questão de ponto de vista. Cabe a cada um ter autocrítica. Abraços, vamos continuar a trocar ideias.

    BB da Vida
    No Big Brother da vida, que personagem é você? Aquele que fica colocando os colegas no paredão? Ou aquele companheiro que não abandona os amigos. Aquele que se faz de amigos de todos, mas não é amigo de ninguém? Ou e aquele que está pronto sempre que alguém precisar de um ombro amigo? Você é o anjo que imuniza quem puxa seu saco? Ou é o que procura espalhar a paz e harmonia entre todos?

    Você é aquele que puxa o saco do líder pra não ser colocado no paredão? Ou é companheiro em qualquer momento, mesmo que a tarefa não seja sua? Você é aquele que não faz nada só por que e líder? Ou respeita a todos e participa seja qual for o desafio? Você na família e no trabalho é aquele que só faz número? Ou aquele que apresenta soluções e comparece na hora do vamos ver? No Big Brother a vida, qual é seu papel?
blz.com.br