• BRONCA VIRTUAL

    Quem paga
    Olha, este negócio de falarem que o salário da polícia ou dos funcionários públicos em geral é povo que paga, tem aí certa verdade. Mas vejam bem, um policial (funcionário público) desde que levanta tá contribuindo e pagando impostos também.

    Quando liga uma lâmpada em sua casa, quando vai ao mercado, quando vai a uma loja, enfim, é como todo mundo. E se não fazerem suas compras, e aí, quem paga o salário de quem? João Eudes

    Bronca policial
    Eu acredito que em Campo Mourão alguns policiais, principalmente os pertencentes a esse grupo chamado Rotam, vivem em uma historinha de fantasias. Vocês não estão em um morro chamado Rocinha, nem mesmo na grande capital. Vocês não são os deuses da rua. A função de vocês é proteger a população.

    Por isso pagamos seus salários. Acredito que há coisas muito mais importantes para se resolver do que ficarem aqui na área central, abordando carros e motos, como que para vocês todo mundo fosse bandido e ninguém valesse nada. Então, peço-lhes uma coisa, no momento em que a criminalidade em Campo Mourão estiver acabado, aí sim façam essas abordagens de rotina, como vocês dizem.

    O precisamos é proteção e não repreensão. Vocês da Rotam acham que são os donos do mundo, andam em alta velocidade na área central, abordam cidadãos do bem como verdadeiros bandidos. Vocês não vão achar bandido no centro da cidade e andando de automóvel. Então, façam sua parte, como devem ser feitas. Tá dado o recado.

    Trabalho da polícia
    O problema não é só a PM multar o carro que parou alguns centímetros além do permitido. O que me preocupa é que ainda tem alguém que acha que isso está certo. Claro, o trabalho da PM tanto é ir atrás de bandido como multar carros. Só que tem um destes trabalhos que eles parecem preferir fazer com mais intensidade.

    Polícia no trânsito
    Eu não sabia que o Estado investia na formação de tenentes no Guatupê, paga altos salários a estes, colocam estes em unidades de Ronda Ostensiva - com pistola e submetralhadoras, para verificar documentos de veículos e infrações de trânsito.

    E o pior, saber através de um defensor, provavelmente membro da força, que eles priorizam isto ao invés de combate ao tráfico de drogas, assaltos a residências e empresas assassinatos de empresários e tudo mais.

    Uma pergunta: através dessas importantíssimas verificações de trânsito foram apreendidas armas ilegais, drogas, fugitivos, procurados, traficantes ou algo assim? Ao invés de ir combater o crime, é mais fácil fazer de conta, desfilando de viatura na avenida.

    Função da polícia
    Ao sabedor e defensor da categoria da Policia Militar, gostaria de deixar transcrito o seguinte: Melhor resposta - Escolhida por votação.
    A função das Policias Militares dos Estados e do Distrito Federal, está tipificada no Art.144, §5º da Constituição Federal:

    "§ 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil."

    Policiamento Ostensivo: aquele que é realizado de forma que, quer pelo fardamento, equipamento ou viatura seja de imediato reconhecido pelas pessoas;

    Preservação da Ordem Pública: é a polícia repreensiva imediata, a mediata é função da Polícia Civil e Federal, ocorre no caso de desordens, brigas, inclusive de torcidas ou confusões entre estes e causadas por estes, existe ainda a intervenção, quando há a quebra da ordem pública, onde a Polícia Militar pode intervir utilizando da força necessária (coerção) de modo a restabelecer a ordem;
    Cabe também a Fiscalização e o Policiamento Ostensivo de Trânsito, ex. vi no Art.23, III do CTB e Anexo I do CTB

    "III - executar a fiscalização de trânsito, quando e conforme convênio firmado, como agente do órgão ou entidade executivos de trânsito ou executivos rodoviários, concomitantemente com os demais agentes credenciados"

    "`Policiamento ostensivo de trânsito - função exercida pelas Polícias Militares com o objetivo de prevenir e reprimir atos relacionados com a segurança pública e de garantir obediência às normas relativas à segurança de trânsito, assegurando a livre circulação e evitando acidentes."

    Quanto ao mérito da honestidade eu nem comento, já que o militar, diferente de qualquer outra categoria, deve zelar por seu brio, coisa que dinheiro nenhum compra, todavia, a honestidade é a regra destes soldados, que diferente dos da União, estão sempre em guerra, a corrupção é a exceção.

    Senão fosse somente tal fato, queria que o mesmo soubesse que jamais fui conhecedor de quem são as pessoas de bem e quem são as pessoas do mal, mas quem deveria ter tal conhecimento deveria ser o senhor e não eu que sou simplesmente um cidadão. Quem fez concurso para Polícia Militar deveria fazer referida distinção.

    Mas, infelizmente, ao invés de tal fato, prefere pura e simplesmente usufruir-se da farda para demonstrar sua arrogância. Bem, gostaria apenas de deixar o seguinte recado: Não tenho conhecimento de quem é o cidadão do bem e do mal, pois, nem mesmo hoje a população tem conhecimento de quem são os policiais militares do bem e do mal.

    Pois deve ficar transcrito que, da mesma forma que existem ótimos policias militares, infelizmente, existem policiais militares que mancham a corporação com a corrupção, arrogância e, principalmente, com a falta de educação com que tratam as pessoas que abordam. Deveria sim a Polícia Militar cumprir com a ronda ostensiva, mas nos locais onde existem os problemas.

    Aliás, diga-se, a maioria sabe muito bem onde eles existem, mas por sua vez, preferem ficar por aí demonstrando sua força física, inclusive efetuando abordagens de forma totalmente lesiva a integridade física e moral das pessoas. Até quando isso irá continuar? A resposta é única: Continuará até quando nós, cidadãos de bem, nos calarmos.

    Gostaria de fazer um apelo neste momento, no sentido de que as pessoas que fossem abordadas de forma mal educada, grosseira por policiais militares viessem a este espaço e contassem sua história, para sabermos quem está falando a verdade. Novamente, está dado o recado, e a resposta. Não vou, e não posso coadunar com o excesso e com o abuso de autoridade que vem acontecendo em nossa cidade.

    João Chirum
    Esteve em Campo Mourão o sr Rubens Bueno. Será que veio para a festa de aniversário do Nelsão Tureck ou veio por que tava com saudade do João Chirum? Eita, é que nem diz o Osvaldinho da Agiliza, quando vê o João Chirum, ‘là vai o sobrinho do homem, cadê seu tio Rubens Bueno, Chirum?’. Falando em João Chirum, será em qual partido ele se filiará?  E sobre o PT, quem será o presidente municipal? Dizem que João Chirum está apoiando alguém.

    É, eu fiquei sabendo que João Chirum estava desesperado, correndo pra baixo e pra cima procurando ajuda para internar uma pessoa que teve início de AVC. Ele estava desesperado, mas com a graça de Deus, temos fé que ele conseguirá isso e muito mais. É por isso que o povo diz que ele é um homem de Deus a serviço do povo. É, homem de Deus, você vai precisar muito da ajuda de Deus, porque do jeito que está a saúde pública e outras áreas no serviço público em Campo Mourão, só mesmo com a ajuda de Deus.

    É, João Chirum, corre, socorre, encontro ele na Secretaria Obras, na Ação Social, na Saúde, no Gabinete, na Educação. Quando o povo o procura e o solicita, ele está pronto a atender, o seu celular é 24 horas ligado e ele não promete aquilo que ele não pode cumprir. Ainda bem que ele não é que nem certos políticos e secretários. É João Chirum, faz tudo sem ganhar nada, enquanto tem gente que ganha muito sem fazer nada.

    Olha que João Chirum é uma pessoa simples e humilde, um verdadeiro homem do povo. Muitos só têm a agradecer a João Chirum e não adiantam caluniar, tentar difamar o Chirum, porque o povo o conhece e sabe que ele defende o lado humanitário e não politicagem, como muitos fazem, inclusive o Chirum é admirado e respeitado por filiados e simpatizantes de vários partidos, associações, comunidades, servidores e população etc.

    Alguns que estão no poder tinham que se sentir envergonhados, eles têm tudo na mão e ao seu alcance para poder ajudar o pobre, o enfermo, o faminto, o desabrigado, o sem teto, o sem lar, e isso eles não fazem, enquanto outros que nada têm, procuram apoio nos amigos, faz campanhas em favor de ajudar o próximo.

    Sei que não existe só um Chirum, tem zeladoras, Edilson Martins, Celso do Meio Ambiente, professor Wilson Santana, secretárias, Chiquinho e demais do setor de Obras, Louzano, alguns funcionários da Saúde, presidentes e diretores de entidades, Samuel, Educação, Ação Social, empresários, simpatizantes, professores, enfermeiros, Cristina Salomão, Moisés, Odair, pessoas ligadas ao comércio, alguns vereadores, é raro, mas as vezes até o nosso prefeito.

    Isso tudo é uma corrente abençoada pelas mãos divinas. Por isso só temos a agradecer, muito obrigado João Chirum, só Deus para te retribuir tudo que tem feito pelo próximo, mesmo perseguido por políticos, pessoas envolvidas com sistema público, os invejosos e traiçoeiros, mesmo assim você ainda acha coragem para continuar, lutando para ajudar o próximo. E que mais pessoas te apóiem e unem nesta campanha de solidariedade, abençoada por Deus. Em nome do Senhor Jesus, o nome de Deus seja louvado. Amém.
blz.com.br