• Saúde em debate
    Permita-me fazer um relato ocorrido com um grupo de amigas do qual faço parte. O comentário foi sobre o Programa Carajás Saúde. Falávamos sobre os temas discutidos, recentemente assistimos a dra Andréia, oftalmologista, mostrar tudo sobre a cirurgia da catarata. Às vezes ficamos preocupados em nos submeter a tal cirurgia e foi nos esclarecido a facilidade da operação.

    Assistimos também o quanto é importante a doação de órgãos e nas duas últimas sextas-feiras, os temas variados, impotência, câncer da próstata, câncer do colo do útero, doenças sexualmente transmissíveis, o uso de estimulantes etc. No nosso tempo nada disso nos era esclarecido, hoje a juventude tem o privilégio de ter todas as informações e continuam misturando bebidas alcoólicas com estimulantes, não usam preservativos.

    Como disse o dr Fabiano, tudo isto pode no futuro acarretar graves conseqüências. Aqui queremos fazer um parênteses, a escolha dos profissionais tem sido fantásticos, jovens capacitados, humildes e prestativos. Só esperamos que lá no SUS atendam com o mesmo carinho que respondem no programa. Encerro agradecendo em nome do grupo e sugerindo que entreviste um geriatra e que também continue levando informação ao povo.

    Nome dos deputados
    Por que você não divulga o nome dos 9 deputados federais do Paraná que votaram a favor do aumento de vereadores? O povo precisa saber quem são, para rifá-los na próxima eleição.

    Homenagem a Eliane
    Gostaria de fazer esta pequena homenagem a uma grande amiga que já não esta mais perto de nós, a Eliane Alves da Silva. Uma ótima filha, irmã, esposa e mãe, e amigas de todos. Sempre com um sorriso, um olhar carinhoso, uma palavra. Obrigado por tudo, minha estimada amiga. Esta música é uma homenagem a você. E esperança a seus filhos e familiares.

    Minha Mãe, Minha Flor (Anjos De Resgate)
    Está faltando uma flor
    No jardim do meu coração há um vazio em mim
    Sei que foi Deus quem te colheu
    E te levou pra enfeitar um jardim que existe no céu
    Eu não consigo encontrar uma flor
    Que me faça esquecer essa dor
    Dentro de mim ainda posso sentir
    O perfume que exalava de ti
    Mãe eu preciso dizer amo você não vou te esquecer
    Quando no céu te encontrar com lágrimas de amor
    Eu vou te regar minha mãe minha flor
    Sinto falta de cuidar de ti
    Dos carinhos que deixei de fazer quanto tempo eu perdi

    Sua amiga

    Adeus, Eliane
    Por favor, coloca minha mensagem de adeus em meu nome e da minha família - Marcio/Aline/Guga/Giovanni - para minha amiga Eliane. Estou morando em São Paulo há 6 meses, mas sempre estou em contato com a cidade. Ontem recebi uma notícia muito triste, de que nossa amiga não está mais entre nós. Queria deixar aqui meu abraço para meu grande amigo Gordo, e seus filhos Janine e Felipe. Hoje o céu ganha mais uma estrela.

    Lideranças virtuais
    Embora eu não mais tenha acesso direto a certos slots que se rotulam defender a causa dos demitidos do Banco do Brasil, sou agraciado por colegas que me retransmitem muitas mensagens, se não todas.

    Sem medo de ser feliz, e agindo com relativa naturalidade, registro com muito nojo o fato de terem me excluído do grupo PDV-BA, onde eu Favini foi um entre poucos que bravamente a ele deu vida e divulgação.

    Para quem não acompanhou: o ato nojento consiste em duas vertentes: uma a de um borra-botas do movimento ter cerceado meu endereço eletrônico, e a outra é a conivência de quase todos os colegas, via pusilanimidade e ou silêncio.

    Fui democraticamente eleito presidente do movimento baiano, nacional também, e reeleito na Bahia. Dores de cotovelo por incapacidades de alguns cooptaram e assim me excluíram.

    Vejo nas mensagens recebidas pessoas do grupo, totalmente despreparadas, rotulando-se da coordenação. Para quem não sabe, essa ou mais pessoas sabem escrever um pouco e fantasiar bastante, mas quando deve fazer o trabalho, o dever de casa mesmo, reuniões reais e atitudes também reais a favor do grupo, se omitem e inventam desculpas.

    É lamentável esse clima de aparente desconhecimento que grassa em nosso meio e, infelizmente pouco ou nada mais se faz em prol do verdadeiro e autêntico Grupo. Favini – Campo Mourão/Salvador - favini@oi.com.br

    Como ler a Bíblia
    Decálogo para ler a Bíblia com proveito
    1. Nunca achar que somos os primeiros que leram a Santa Escritura. Muitos, muitíssimos, através dos séculos, a leram, meditaram, viveram e transmitiram. Os melhores intérpretes da Bíblia são os santos. 2. A Escritura é o livro da comunidade eclesial. Nossa leitura, ainda que seja em solidão, jamais poderá ser solitária. Para lê-la com proveito, é preciso inserir-se na grande corrente eclesial que é conduzida e guiada pelo Espírito Santo.

    3. A Bíblia é "Alguém". Por isso, é lida e celebrada ao mesmo tempo. A melhor leitura da Bíblia é a que se faz na Liturgia. 4. O centro da Sagrada Escritura é Cristo; por isso, tudo deve ser lido sob o olhar de Cristo e buscando n'Ele seu cumprimento. Cristo é a chave interpretativa da Sagrada Escritura.

    5. Nunca esquecer de que na Bíblia encontramos fatos e frases, obras e palavras intimamente unidos uns aos outros; as palavras anunciam e iluminam os fatos, e os fatos realizam e confirmam as palavras.

    6. Uma maneira prática e proveitosa de ler a Escritura é começar com os Santos Evangelhos, continuar com os Atos dos Apóstolos e Cartas e ir misturando com algum livro do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Juízes, Samuel etc. Não querer ler o livro do Levítico de uma só vez, por exemplo. Os Salmos devem ser o livro de oração dos grupos bíblicos. Os profetas são a "alma" do Antigo Testamento: é preciso dedicar-lhes um estudo especial.

    7. A Bíblia é conquistada como a cidade de Jericó: "dando voltas". Por isso, é bom ler os lugares paralelos. É um método interessante e muito proveitoso. Um texto esclarece o outro, segundo o que diz Santo Agostinho: "O Antigo Testamento fica patente no Novo e o Novo está latente no Antigo".

    8. A Bíblia deve ser lida e meditada com o mesmo espírito com que foi escrita. O Espírito Santo é o seu principal autor e intérprete. É preciso invocá-lo sempre antes de começar a lê-la e, no final, agradecer-lhe. 9. A Santa Bíblia nunca deve ser utilizada para criticar e condenar os demais.

    10. Todo texto bíblico tem um contexto histórico em que se originou e um contexto literário em que foi escrito. Um texto bíblico, fora do sue contexto histórico e literário, é um pretexto para manipular a Palavra de Deus. Isso é tomar o nome de Deus em vão. (Mario de Gasperín Gasperín - Bispo de Querétaro)
blz.com.br