• BRONCA VIRTUAL

    Reforma na ciclovia
    Sempre uso a av. John Kennedy (Lar Paraná) e fiquei muito intrigado com muitos ciclistas usando a avenida ao invés de usarem a ciclovia. Neste fim de semana, resolvi dar um passeio de bicicleta pela ciclovia e entendi tudo. A ciclovia está em péssimo estado, está se decompondo totalmente, 'esfarelando'. Minha sugestão ao prefeito que determine a recuperação da ciclovia com um engenheiro acompanhando, ou o Ministério Público se determine que o faça.

    A ciclovia é toda ondulada, nas passagens entre as ruas fizeram verdadeiras valetas. Temos que entender que o trabalhador que usa bicicleta tem que ter as mesmas condições de pista de um carro. As bicicletas não têm amortecedor (a grande maioria) e andar num local daqueles e parece que andamos numa trilha, cheia de ondulações, valetas entre as passagens de pista.

    Para quem usa, vê ao lado uma pista para carro mais "lisinha" acabada preferindo sair da ciclovia e competir com os carros. Alguns podem até dizer erradamente "para quem não tinha nada...". Temos que parar com isso. Se queremos ser um país entre os melhores, é preciso ter em mente que obras públicas têm que ser bem feitas já no início.

    Se não tem condições de fazer bem feito é melhor nem fazer. O dia que tiver recursos que se faça com qualidade. Também li aqui a reclamação sobre as condições da avenida por outro leitor e foi dito que foi o Dnit responsável pelo recape. Não importa se é um órgão público ou empresa privada que fez. O Ministério Público pode notificar a diretoria do Dnit para que refaça o que foi mal feito.

    Também concordo que foi usado material e técnica inadequada na recuperação da avenida e ciclovia. Algum tempo um parente foi ao nosso vizinho Chile. Lá esta mudando isso, as obras são melhores fiscalizadas e se forem malfeitas o judiciário determina que sejam refeitas e ainda penalizam os gestores públicos. E olhe que é um país sul-americano, nem é do primeiro mundo.

    Terrenos baldios
    Gostaria aqui de fazer uma simples pergunta à Secretaria de Obras. Se existe uma lei que obriga os donos de terrenos baldios a mantê-los limpos e fazer muros e calçadas, como se diz, por que não se cumpre essa lei?

    Curso de comunicação
    Concordo, nossa cidade já devia ter um curso na área de comunicação. Iria ajudar e muito no desenvolvimento, não só da cidade, mas também da região da Comcam. Por favor, que nossas autoridades corram atrás de um curso de comunicação para Campo Mourão.

    Eu mesmo já fui fazer vestibular de publicidade e propaganda em Curitiba, pois em nossa região só tem em Maringá, mas particular e muito caro. Iria ser ótimo um curso desses em alguma de nossas faculdades, de preferência em uma pública.

    Erradicação da murta
    Conforme matéria da Tribuna do Interior, veiculada no dia 16/1, cita-se: ‘Seama vai substituir árvores em C. Mourão’. A vítima: Planta murta (Murraya paniculata). A ação atende a lei Estadual 15.953, de 24 de setembro de 2008, que proíbe em todo o Estado do Paraná, o plantio, comércio, transporte e produção da planta por ser este vegetal um dos principais hospedeiros da bactéria Candidatus liberibacter, que causa a doença Greening ou Huanglongbing nos cítricos.

    Pois bem: bactéria nas mentes dos cientistas e especialistas que chegaram a essa absurda conclusão de destruir para preservar. Pergunta-se: e o tal hospedeiro sem ter seu "local preferido vai escolher qual outra espécie? - talvez a espécie seja banana (bananeira) que os pseudos politicos que resolvem tudo terão como opção a oferecer.

    Sim, pois prestem atenção no nome da bacteria a ser impossivelmente dizimada "candidatus liberibacter". Isso mesmo: c a n d i d a t u s - tem que ser mais um que somente vem para acabar diminuir e nada a somar e contribuir. Vergonhosa atitude! E ninguém para falar nada sim, ninguém para questionar e sim obedecer. Cadê os órgãos de defesa da natureza, apenas cumprem ordens!

    Destrua – vamos, destrua! Acabe com as pobres espécies, diz a lei estadual 15.953, de 24 de setembro de 2008. O hospedeiro que, com certeza, é mais inteligente que esses que inventaram tal lei, deverá sem duvida procurar outra espécie para se greeninguiar citriatacar. Vamos esperar os sábios que resolvem tudo trazerem novas soluções inteligentíssimas para as novas espécies a serem escolhidas pelos - politicos candidatus. Que vergonha!
blz.com.br