• Transferência do padre
    Faz 38 anos que moro em Campo Mourão, todo esse tempo no Jardim Alvorada, e nossa comunidade nunca teve um padre que fizesse tantas benfeitorias para comunidade como o padre Pedro. Não entendemos por que dessa transferência. Pois o mesmo já havia planejado reforma da igreja, já temos até a planta de como ficará a nova edificação, até patrocínio para a realização do evento para arrecadar dinheiro já temos.

    O padre Pedro não merece isso, ele cativou a comunidade com o seu jeito de ser. A arrecadação do dízimo, que gerava em torno de R$ 6.000, subiu para R$ 11.000 depois que o padre Pedro assumiu a igreja. A casa paroquial, acabamos de construir e, sinceramente ficou linda. O salão paroquial e o centro catequético foram outras obras realizadas pelo padre Pedro. Temos também um carro novo.

    Não entendemos o que ele fez de errado para uma transferência dessa. A grande maioria da comunidade está indignada com essa troca. Nem o padre nem a comunidade merecem isso. Gostaríamos de saber a verdadeira razão dessa troca. Será que todos os padres que eram queridos pelo dom Mauro serão transferidos de suas Igrejas?

    Padre transferido
    Sr bispo, gostaríamos de saber o que levou o senhor a transferir o padre Pedro da paróquia Santa Rita de Cássia. Por favor, nos dê uma explicação, para que possamos aceitar o novo padre. Ou ele terá muitos problemas por aqui.

    Pintura nova
    Tem que rir pra não chorar, porque acho que só aqui mesmo pra acontecer essas coisas. Essa semana passou em minha empresa uma senhora entregando um convite para reinauguração de uma boatinha da cidade. Cheguei lá e vi que a reinauguração era por causa da pintura das paredes. Como diria a propaganda de um mercado na Globo, "que beleza!".

    Aumento do pedágio
    Mais uma vez a corda arrebenta do lado mais fraco (usuário). Eu pergunto: qual foi o investimento que a Viapar fez nos últimos 12 meses na rodovia? Cortou o mato,e remendou a pista, porque é cheia de ondulações e nós temos que engolir mais um aumento da tarifa.

    Que país é esse? Ando por rodovias pedagiadas de São Paulo e é muito diferente do que temos aqui no Paraná, que pagamos muito caro para muito pouco serviço.

    Espírito esportivo
    Aproveitando o gancho, gostaria de relembrar a todos que o atleta da equipe Aertcam, citado como causador de confusão, após ter sido expulso na partida da Copa Carajás e agrediu seu adversários e arbitragem, apenas repetiu o que mais gosta de fazer.

    Só para refrescar a memória, vale citar que no ano passado, ele conseguiu causar confusão no torneio da associação dos engenheiros agrônomos que todos sabem que é uma festa beneficente. Logo em seguida ele, não contente, foi até Piquirivaí em um outro torneio com fins beneficente, arranjou nova confusão.

    Agora, para finalizar, a equipe pela qual atua, promoveu um torneio em sua associação, e adivinhem quem brigou lá de novo? Agora pergunto? Por que será que ele não foi jogar no torneio dos agrônomos nesse ano?

    Não adianta só ver o problema e não fazer nada, a Secretaria de Esportes ou entidades que promovem eventos esportivos, no caso futebol, devem tomar medidas para que participem atletas que tenham espírito esportivo.

    Final do Citadino
    Quero parabenizar as equipes que disputaram a final do Citadino no ginásio do Lar Paraná. Tanto a equipe Marcos Corpa, quanto a TV Cidade Sul jogaram muito bem e nos proporcionaram um verdadeiro jogo de garra, determinação e vontade de vencer de ambas as partes.

    A equipe Marcos Corpa foi por três anos consecutivos campeã e a cidade inteira sabia que estavam por aí dizendo que iam montar uma equipe para ganhar deles de todo jeito.

    Como em nossa cidade eles são os melhores, contrataram atletas profissionais de Paranavaí para vencê-los. Parabéns, eles conseguiram, mas todos devem reconhecer que não jogaram mais que eles, e se fossem tão bons tinham ganhado de muito mais.

    2 x 1 diz que foi um jogo empatado, mas não tem problema, esta equipe é colecionadora de títulos, inclusive o Popular é deles. Ano que vem tem mais. TV Cidade, contrate atletas da cidade. É feio pagar profissionais para levar um título que por pouco não foi de vocês.
    Karina Gorri

    Vamos fumar
    Muitas leis são criadas na base do oba-oba. São criadas para desviar a atenção da "manada". Muitas vezes, o principal efeito de tais leis, é colocar cidadãos de bem na ilegalidade. Inacreditável! Será que temos ilegais/delinquentes de menos, ou está faltando serviço para os órgãos de policiamento/fiscalização? Fumar faz mal? Faz. Fumar tem tudo a ver com qualidade de vida. Fumar pode matar? Pode. Mas, existe alguma coisa que pode não matar?

    O único pré-requisito para morrer, é estar vivo. Só falta aparecer alguém proibindo que a gente ande a pé. Afinal, praticamente 100% dos milhares e milhares de brasileiros que morrem atropelados todo ano, estavam a pé. A grande verdade, é que este não é um assunto para a polícia/fiscalização. É um assunto para a educação/conscientização.

    Em casa e, principalmente na escola, nossas crianças devem ser verdadeiramente conscientizadas, não só com relação ao tabagismo, mas com relação a muitos outros procedimentos que lhes trarão benefícios futuros. Aí é que está o problema: nossos governantes são ineptos, inaptos, preguiçosos, e só veem seus próprios interesses, pessoais, políticos e eleitoreiros. Antigamente, tínhamos uma matéria chamada Moral e Cívica, por exemplo. Tiraram até isso.

    Os nossos "estadistas" são mestres em lançar "factóides", pois sabem como dominar a "manada". Tiro fora disto, o povo trabalhador simples, pobre e humilde. Estes, não estão nem aí com o tabagismo. Eles têm problemos muito mais sérios com o que se preocupar. Eles são órfãos do poder público. Me refiro aos "esclarecidos", aos "formadores de opinião", àquela gente que se diz PHD, mas só sabe fazer a letra "o", se sentarem pelados na areia.

    Essa gente gosta de discutir à exaustão a fumaça alheia, como querem as "otoridades", e não dão um "piu" sobre o que realmente mais, repito, mais mata neste país: a saúde pública. Milhares e milhares de brasileiros pobres morrem em "chiqueirões" que os governantes chamam de hospitais públicos, espalhados por todo o país. Morrem aos montes, sem atendimento médico, sem remédios, sem equipamentos, em meio a baratas e ratos.

    Tem dinheiro para tudo, até para emprestar para o FMI, perdoar dívidas de "países irmãos", etc, mas, para estancar a mortandade nos "chiqueirões", não tem. Enquanto isso, a parte "esclarecida" da população faz até passeatas contra o tabagismo, atrapalhando o trânsito, "matando aulas", dando vazão à "babaquice". Lamentável!

    Feriados religiosos
    Feriados devem registrar, comemorar fatos históricos da pátria. O Brasil privilegia a “santa” Igreja Católica Apostólica Roma com os feriados religiosos. Os “santos” da religião católica não são reconhecidos pelas outras religiões. Feriados religiosos devem ser proibidos. O Brasil precisa se desligar de religião. Religião deve pagar impostos como qualquer outra empresa. Fraterno Maria Nunes

    Ninguém ouve
    Povo desinformado, sem cultura. Isso é o que disse o sr Fraterno. Ele é mesmo um revoltado, com justa causa, pois fala, fala, ninguém ouve, escreveu um livro, programou uma viagem para vendê-lo e ninguém teve interesse em conhecê-lo. Até ateu ele se diz para chamar atenção. Ô povo ôo evita sempre que pode!

    Ateu na mídia
    Pelo tanto de bobagem que o Fraterno escreve, a mídia publica até demais. E quem disse que a mídia não publica o que ateu fala? O Fernando Henrique Cardoso, ateu declarado, quando fala algo que se aproveite, tem espaço na mídia.

    A mídia publica o que rende audiência. Quando você conseguir convencer a maioria que Deus não existe, certamente o ateísmo terá mais espaço. Mas enquanto Deus continuar fazendo milagres todos os dias, mostrando sua divina graça a quem quer enxergar, restaurando pessoas que se achavam perdidas, pode tirar seu cavalinho da chuva.

    As provas do que Deus realiza estão aí para quem quiser ver, com milhares de testemunhos vivos, concretos, mas todos são livres para aceitar ou não. Quem tem capacidade de enxergar, crê.

    Temerária democracia
    Dizem que no tempo do homem das cavernas mandava no grupo quem detinha mais força física. Permito-me raciocinar que não teria sido bem assim não, e sim quem detivesse mais poder de manipulação é que seria o dominante. E na nessa mesma linha de raciocínio, a tal suposta vitória de Sansão ao leão derrotado carece de melhor análise.

    O tempo passou, muitas formas de governo se apresentaram, inda existem tantas, e a diversidade continua até hoje orbe a fora. Mas nós, os ocidentalizados, fazemos questão de insistir numa tal democracia. Ou democracias, eis que se fala em democracia autoritária e também em democracia popular.

    Na prática, a democracia é impraticável, como na origem. Naqueles tempos, era menor o grupo de cidadãs e cidadãos, e ínfimo o de anciãs e anciãos. Todavia, assustam também nos dias atuais a insegurança e a desconfiança nos mandantes. São tantos os escândalos e as perplexidades. A impunidade corre solta e o povo covardemente se cala.

    Gente, é momento de repensar essa democracia, pelo menos aqui no Brasil. A coisa não funciona bem não. É aproveitador em cima de aproveitador. Os trabalhadores e suas famílias que se lixem, no linguajar deles.

    A comer um prato de comida é necessário o primeiro bocado. Então que comecemos a exigir pena de morte para autoridades corruptas e corruptores todos. Com chance de defesa sim mas que as pessoas envolvidas em julgamentos tais não sejam da própria corriola deles. Ou prisão com trabalhos forçados para não onerar o erário. Ou alternativa outra, que não o silêncio e a covardia de quase todo mundo.

    Se essa poltronice coletiva continuar, que ninguém reclame de um caos social que talvez logo se instale em todos os quatro cantos do nosso país, e já há sinais dos seus ares da graça. Ora, que nenhum criminoso fique impune, seja um plumitivo bem intencionado como o presente missivista ou mesmo um famoso senador. E viva a igualdade, futura! Favini – Salvador/BA - favini_purificadores@hotmail.com
blz.com.br