• BRONCA VIRTUAL

    Trânsito da cidade
    Gente, vão bagunçar tudo o trânsito em Campo Mourão, uma cidade com administradores de cabeça pequena e sem visão alguma. Falam em caos no trânsito, meu Deus, onde vocês veem isso? Alguns carrinhos esperando um tempinho para rodarem algumas quadras... Falta de estacionamento tem porque as madames e ‘madamos’ só querem estacionar "dentro" das lojas, porque neste quadrilátero que estão falando não falta e nunca faltou estacionamento.

    Na realidade é falta de organização isso sim, porque é só organizar o estacionamento para motos e "alongar" as quadras, tirando aqueles arranjos que o ex-prefeito (o do ‘voto limpo’, agora se vê que nem tanto assim porque caiu o telhado de vidro dele) fez, só quebrar as pontas arredondadas das quadras que dará vaga, no mínimo, a mais oito carros por quadra. Somem isso ao quadrilátero que estão falando que colocarão semáforos e verão.

    Como será que nenhum gênio da prefeitura viu isso? Só pode ser pra empregar mais um como diretor de alguma coisa com salário de R$ 5 mil para mais. Secretários não estão nem aí para a cidade, só querem saber do salário também. Uma cidade que tem um centro de quatro ou cinco quadras e duas avenidas adjacentes, e querem falar que é uma megalópole, que o trânsito é uma caos e falta estacionamento. Meu Deus, quanta ignorância.

    Já fui até mesmo pra fazer teste sobre isso, nunca falta estacionamento, não, ou Capitão Índio Bandeira, ou Irmãos Pereira ou Manoel Mendes Camargo sempre tem vaga, o máximo duas, falando muiiiiitto longe três quadras de onde se quer estacionar. Nossa, que distância!

    Não dá para entender este pessoal, não, e a Acicam em vez de se preocupar com os deputados deveria é dar treinamento para os patrões e empregados do comércio em relação à educação no atendimento, porque a coisa ta feia. Em 95% das lojas de Campo Mourão o atendimento é horrível. Gente mal preparada, mal educada e que se acham os entendidos. Aqui é uma cidade onde tudo acontece como fantoche. Mark Lima

    Nota da Boca: As mudanças no trânsito de Campo Mourão foram sugeridas por uma empresa especializada e não por secretários ou diretores da prefeitura.

    Funções da vice
    Entre as funções da vice está pegar no pé de secretários os quais não foi ela quem nomeou. Leia-se: Secretaria de Planejamento. E quanto ao carro da Secretaria da Mulher, que anda pra cima e pra baixo o dia todo, o motorista tem inclusive ido almoçar com o carro em sua residência...

    Secretaria da Mulher
    O povo parece estar acordando para a realidade dos nossos candidatos. Ontem li o comentário sobre os trabalhos de nossa vice-prefeita, que vem aos bairros dizendo que faz e acontece. Lembro dos discursos quando da criação da Secretaria da Mulher, realmente a promessa era de realizações e a propaganda muito bonita. O que será que aconteceu?

    Porque no início realmente parecia que havia se criado algo bom, mas que se perdeu pelo caminho. Qual a real finalidade da Secretaria da Mulher? Ajudar no atendimento das famílias violentadas ou mais uma politicagem em busca de votos? Tempos bons quando existiam Arena e MDB, sabíamos quem eram os candidatos e o que pretendiam.

    Acúmulo de cargos
    Caro Sid, concordo que possa haver acúmulo de cargo que não venha gerar ônus à administração pública, desde que obedeça o Art. 37, XVI e XVII da Constituição Federal onde nos parágrafos XVI e XVII diz:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI.
    a) a de dois cargos de professor;
    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;

    §1º A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo Poder público.

    §2º Em qualquer das exceções previstas nas alíneas a, b e c deste artigo, a acumulação será sempre condicionada à compatibilidade de horários, que não poderá ultrapassar o limite máximo de carga horária de 60 (sessenta) horas semanais de trabalho nos dois cargos, empregos ou funções acumulados.


    Como questionei especificamente os quatro cargos ocupados por nossa vice-prefeita, vejamos se acaso se enquadra na Lei, uma vez que a mesma restringe as exceções, apenas as três citadas acima e ainda assim coíbe a quantidade de horas.

    Vejamos: Secretária da Mulher 40 horas, Secretária de Assuntos do Governo 40 horas, Provopar 40 horas, se somarmos o cargo de vice, que ela ostenta como se fosse a própria prefeita mais 40 horas totalizando 160 horas semanais. Isso pode? Me desculpe, Sid, mas ou a lei foi alterada ou minha interpretação está errada, porque a lei é clara.

    Confesso que perdi horas do meu precioso tempo consultando inúmeros casos e sinceramente não encontrei precedente para o que acontece aqui. Não pelo fato de termos uma pessoa acumulando tantos cargos, pode até não ser ilegal, mas é sem sombra de dúvidas incoerente. Quem consegue assobiar e chupar cana ao mesmo tempo? Se me apresentarem uma só pessoa que consiga, curvo-me a ela. Prezo pelo trabalho bem feito e não acredito que cargos que exijam dedicação integral, como são os referidos cargos ocupados, possam ser administrados.

    Nota da Boca: Por favor, leia com atenção a primeira linha do parágrafo XVI, que você citou acima: “é vedada a acumulação REMUNERADA de cargos públicos”. A vice-prefeita tem dois cargos de secretária, um deles sem remuneração. O Provopar é voluntariado. Como é secretária, ela não recebe o salário de vice-prefeita (R$ 510).

    Outra: Vice não tem função, portanto, não tem carga horária a cumprir. Vice é para assumir na ausência do prefeito. E só. Além do mais, você acha que se houvesse irregularidade a oposição já não teria denunciado? Sem contar que a nomeação de outro secretário aumentaria os gastos da prefeitura com CC’s. Melhor não assanhar muito, não acha?...


    Caindo a casa
    Olha, quanto ao rabo de palha do PPS, acho melhor não falarem nada mesmo, mas com certeza mobilizaram aqueles para ficar defendendo aqui no Boca Santa, como já aconteceu ontem e hoje (dia da publicação deve ter muito mais). Apesar daqueles que ficam aqui questionando os cargos em comissão do prefeito, que são os mesmos que tinham cargos do ex-prefeito, o fato é que realmente a "casa caiu".

    E o tal partido do voto limpo demonstrou que sua cara é de um gafanhotão que bebe suco de laranja constantemente. Se bem que a parte da laranja nós mourãoenses já sabíamos, né? Afinal, há quanto tempo víamos umas bocadas na administração pública, sempre regada a suco de laranja...

    Gafanhoto? Onde?
    Gafanhoto? Pelo que sei, gafanhoto foi o esquema em que se envolveu o nosso prefeito Nelsão. Esquema em que as pessoas eram contratadas sem saber e o dinheiro ficava todo na conta do então deputado Nelson Tureck. Não consegui visualizar a irregularidade no caso do Douglas.

    Isso que dá ser honesto na política, as forças más, existentes na sociedade, tentam ferir a imagem de gente competente e proba. O cara é assessor do deputado Douglas, legalmente constituído. Chega a ser engraçado a notícia, mas não surpreendente.

    Nota da Boca: A notícia, que o PPS nega, foi de que o assessor do deputado presta serviço para o presidente do partido.

    Novas informações
    Veja a matéria sobre o 23, o ‘partido limpinho’, na página do Fabio Campana de sábado. www.fabiocampana.com.br





    Comércio mourãoense
    O maior problema do comércio de nossa cidade é único. Atendimento. Existem muitos vendedores que atendem mal, ou demoram pra atender o cliente. Não sabem o que é característica e o que é benefício! Não sabem demonstrar um produto, por mais simples que seja. E se o produto apresentar algum defeito, não sabem o que fazer, nem como conversar com o cliente para tentar resolver o problema.

    E aos lojistas só querem contratar vendedores com pinta de galã de novela e vendedoras que estão mais preocupadas em mostrar as qualidades físicas dela do que atender bem aos clientes. Tem muito lojista que não conhece a frase que diz: ‘Um cliente bem atendido fala pra 10 e um mal atendido fala pra 100...’

    Fiquem espertos, enquanto agirem assim, iremos comprar em outra cidade, ou pela internet. Atenção! Um cliente que der dois passos dentro da loja e ninguém lhe deu ao menos um olá, pode ir embora e dizer que foi mal atendido! Cliente gosta e precisa ser visto dentro da loja. Assim eu penso e acredito que muitos também. Elio Maciel

    Dia da maldade
    Ótima iniciativa da rede Muffato, que há anos realiza o Dia da Bondade. No entanto, no caso de Campo Mourão, parece que foi o ‘Dia da Maldade’. Parte da população acaba se esquecendo de doar coisas boas. Observei trapos de roupas doadas, coisas que, definitivamente, não foram dadas com o coração.

    Curso de história
    Esse Jair Elias é um tremendo puxa-saco dos estabelecidos. Fazer história não é apenas contá-la pelos olhos dos que mandam... Isso os positivistas e metódicos já fizeram e fazem há séculos. Espero que logo tenhamos História na Fecilcam, para oxigenar e desatrelar a construção de discurso nesta região...

    Meninas campeãs
    A equipe de futsal feminino de Campo Mourão faturou na manhã deste sábado, 5, a divisão A da Fase Final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná, que foram realizados em Ibiporã. Como já havia faturado o mesmo título no ano passado (2009), a equipe mourãoense representará o Paraná pela segunda vez nas Olimpíadas Colegiais Brasileiras, em dezembro, em Goiânia/GO.

    Na final de ontem, a equipe comandada pelo técnico Djefferson Rossano de Matos, o Ferrugem, venceu o Caesp, de Foz do Iguaçu, por 4 a 2, depois de terminar o primeiro tempo vencendo por 1 a 0.

    Parabéns, handebol
    Quero parabenizar a equipe de handebol masculino do Colégio Marechal Rondon, todos os atletas, ao professor Eduardo e, em especial ao professor Jair Grasso, que mais uma vez comprovou sua capacidade e colocou este colégio na final dos Jogos Colegiais do Paraná.

    Estive assistindo a grande final contra o colégio de Maringá, jogo em que perdeu-se nos detalhes. Temos novamente uma grande equipe de Handebol com nível elevado e que dá gosto de assistir. Quero destacar a minha alegria por
    todos que compuseram nossa equipe do Marechal Rondon. Nosso handebol está voltando ser forte novamente. Parabéns a todos.

    Carajás Saúde
    Tenho assistido com frequência ao programa do sr Cavalheri e foi muito boa a entrevista com o novo médico que chegou a nossa cidade. Inclusive já tive membro da família que fez consulta na clínica e se sentiu bem atendido. Gosto muito de assistir este programa porque assim a gente pode pelo menos ter noções mais apropriadas sobre diversos assuntos. Parabéns, sr Cavalheri. Parabéns também ao doutor que mostrou ser muito educado e simpático.

        
        
        
      



    FHC x LulaAmbos os governos avançaram na Educação. O governo FHC avançou mais no ensino de base, enquanto que o governo Lula avançou mais no ensino superior. Os números do governo de PT são mais expressivos, pois houve também maiores recursos investidos, conseqüência direta dos sucessivos aumentos de arrecadação nos últimos anos.

    Na Saúde: O governo FHC com menos recursos fez mais pela saúde no Brasil. Em comparação com todas as outras áreas de atuação do Governo Lula, a saúde é certamente uma das menos expressivas. NA Segurança: Como na saúde, ambos os governos também tiveram atuações pífias. Mas o PT conseguiu sobressair um pouco pelas melhorias na estrutura da Polícia Federal.

    Redução da pobreza: Embora a redução percentual do nível de pobreza seja praticamente idêntica entre os dos primeiros mandatos de FHC e Lula, os resultados do primeiro são mais expressivos porque a estabilização da moeda melhorou a vida da população como um todo, enquanto a gestão Lula obteve melhora mais significativa para as populações mais pobres.

    Outro ponto que reduz os méritos do governo Lula é que o Bolsa Família trata-se da unificação e ampliação de programas lançados no segundo governo FHC. Ou seja, os méritos do Bolsa Família são também do governo FHC.

    Política externa: Os cenários são bem distintos. Os países do primeiro mundo caíram alguns degraus no cenário mundial, ao passo que os países emergentes subiram alguns degraus. FHC era apenas um coadjuvante na década de 90. Lula figura como mais um protagonista no cenário mundial, principalmente por fazer parte dos BRICs, grupo dos principais emergentes de onde se destaca a China.

    Portanto, a política externa brasileira da era Lula cresceu em importância, mas errou bastante ao se comportar de forma passiva diante das audaciosas investidas dos vizinhos sul-americanos.

    Legado ético: Talvez o governo FHC tenha um maior número de escândalos. Porém a decepção com o PT foi mais desastrosa, pois o partido era uma das últimas esperanças do povo brasileiro de uma política ética. Tal desilusão, portanto, afastou muita gente da política e salientou o ditado popular de que “político é farinha do mesmo saco”.

    Pesquisa Ibope
    Saiu ontem no UOL: “O Ibope também ouviu a opinião dos eleitores sobre o governo Lula. Dos entrevistados, 86% aprovam a atual administração, contra 11% que disseram desaprovar. Ainda conforme a pesquisa, 75% consideram o governo Lula ótimo ou bom ; 20% regular e 5% ruim ou péssimo”.

    Lula em Israel
    Lula ficou famosíssimo em Israel. É ver este vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=qp8pMmkHqU8

    Aula de economia
    Fantástico o que o internauta escreveu sobre méritos do FHC, simplesmente nos deu uma aula sobre economia. O Boca Santa é muita cultura, tá de parabéns!
blz.com.br